Terça-feira, 22 de abril de 2025

70 alunos da escola Castelo Branco viajam ao Chile para se apresentar com a banda marcial

Expectativa para a viagem em outubro é grande e serão feitas três apresentações no Chile

• Atualizado 19 dias atrás.

A música transforma vidas e oferece oportunidades que jamais serão esquecidas. Esse é o caso da banda marcial da Escola Castelo Branco, que vivenciará um momento único na história da instituição: eles irão para o Chile em outubro. Ao todo, serão 70 alunos que compõem a banda, com idades entre 8 e 15 anos, que se apresentarão em três cidades no país chileno.

Lá, eles tocarão em festivais musicais e terão a oportunidade de fazer um intercâmbio cultural, no qual acompanharão orquestras e outros conjuntos musicais. E se conseguiram essa oportunidade, é graças a um “padrinho” muito especial, o maestro e compositor são-bentense José Sluminski. Devido à sua longa e prestigiada trajetória na música, Sluminski conheceu muitas pessoas do ramo e indicou a banda marcial do município para um representante cultural que atua no Chile.

A instituição descobriu no mês passado que fará a viagem, e ainda existe a possibilidade de se apresentarem na Argentina. “Só tenho a agradecer ao José. Não tive a oportunidade de ser aluno dele, mas hoje tenho a oportunidade de trabalhar com ele, então para mim é um privilégio imenso”, menciona Deivid Dranka, maestro da banda marcial Castelo Branco. Aliás, Sluminski já teve a oportunidade de levar outras bandas marciais da região para se apresentarem em outros países.

Chance única
Agora, para conseguirem mostrar todo o seu talento, toda a escola está mobilizada para arrecadar os recursos necessários para a viagem, com o objetivo de juntar R$ 375 mil. A Secretaria de Educação se comprometeu a fornecer o transporte, porém eles terão gastos com alimentação, hospedagem e também pretendem fazer um novo uniforme para a banda marcial.

Lembrando que são 70 alunos que farão a viagem, além da diretora, do maestro, da coreógrafa Elizana Ramos e de pais que serão convidados para auxiliar na segurança dos menores. “Não compensa a gente ir de avião, porque vamos fazer muitas paradas para tocar nas cidades. Todo valor que arrecadarmos será para essa viagem. A intenção é que os alunos não tenham nenhum gasto. Eles estão tendo uma chance única na vida deles e eu, como diretora, quero fazer de tudo para conseguir levá-los, e a parceria dos pais está sendo muito grande”, menciona a diretora, Márcia Sueli Weiller.

Para isso acontecer, até outubro a escola realizará diversas ações para conseguir reunir o montante estimado, como a vaquinha que vem sendo compartilhada nas redes sociais e, no próximo dia 19, a partir das 19 horas, acontecerá o Jantar Beneficente, no Búfalo Restaurante. Os ingressos estão sendo comercializados a R$ 50. Interessados em participar do evento podem entrar em contato pelo telefone (47) 99931-6580.

Ajude
Quem deseja contribuir com o sonho dos estudantes de se apresentarem no Chile, pode acessar o link da vaquinha aqui. “Eles estão tendo uma chance que nós não tivemos. Qualquer valor que a pessoa puder ajudar será muito bem-vindo”, encerra a diretora.

Confira a matéria completa na edição do jornal impresso de terça-feira (11).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas