Sábado, 26 de abril de 2025

São-bentense apaixonado por Fuscas trabalha com restauração de veículos antigos

Seu último Fusca está sendo preparado para o ator José Loreto

• Atualizado 23 dias atrás.

Apaixonado por Fuscas desde pequeno, o são-bentense Marcos Roberto da Luz, mais conhecido como Billo, transformou essa paixão em sua profissão e há mais de 20 anos trabalha com a restauração de veículos antigos. Em sua oficina no bairro Serra Alta, Billo já construiu diversos projetos, um mais especial que o outro. O último trabalho, um Fusca caracterizado ao estilo Porsche, está em fase final e foi encomendado pelo ator José Loreto.

O trabalho de Billo consiste em pegar veículos antigos e transformá-los conforme o projeto do cliente. “Trabalho com isso há 23 anos, comecei desde quando me conheço por gente. Comecei trabalhando em oficina de caminhão, aí fui me aperfeiçoando e gostando da brincadeira. É o que gosto de fazer. Fui fazendo um trabalho aqui, outro ali, e a turma foi gostando. Até que chegou no pessoal de lá (de São Paulo). Eles que entraram em contato comigo”, explica.

Billo conta que o contato foi feito por meio de um perfil falso no Instagram, da equipe do ator José Loreto, onde lhe fizeram diversas perguntas sobre o processo de restauro. “Eu fui respondendo tudo e a gente foi conversando. Fiz um projeto pra eles e fiquei uma semana lá em São Paulo. Conheci muita gente, foi bem legal. Depois desse, tem mais uns três que estamos negociando, pessoas bem famosas também. Os Fuscas já comprei, só estou esperando ver se fecha o negócio”, revelou.

Além dos Fuscas, Billo trabalha com outros projetos, como Chevette, camionetes e etc. “Faço elétrica e mecânica, o carro sai do zero. Não pintamos nada sobre tinta, o carro é totalmente decapado, é tirado tudo, trocamos lataria, frente, laterais. É tudo novo, não fica nada velho”, diz.

Projetos especiais
A maioria dos clientes, conforme Billo, está no Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Loreto, o ator Leandro Lima encomendou projeto com o são-bentense. “Um carro leva em média quatro meses para ficar pronto. Procuro pegar os carros que vão virar sucata. Claro, com registro e documentação”, frisou.

O tempo de restauro é justamente por ser um trabalho artesanal. “Esse projeto, do José Loreto, como foi totalmente mexido com estrutural de carroceria, foi complicado porque envolve engenharia. Esse demorou um ano e meio, fui fazendo em meio aos outros projetos”, disse.

Segundo ele, somente em acessórios já foram investidos mais de R$ 70 mil nesse projeto específico. “Agora, vamos fazer o trabalho de direção, elétrica e ajustar os freios, aí vou levar pra ele lá. Sempre entrego para o cliente, damos uma volta e vou explicando sobre o carro”, ressaltou Billo.

O Fusca encomendado pelo ator é um Fusca ano 1962 caraterizado. O projeto teve como base os antigos carros da Porsche, com bancos em couro caramelo e teto solar. O veículo tem suspensão independente da linha Porsche, ar-condicionado, volante Lotse e motor 1.700. Quem quiser acompanhar um pouco do trabalho do são-bentense, bem como as entregas já realizadas, pode conferir pelo Instagram @billo_restorations.

Confira a reportagem em vídeo


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Crianca-morta-em-carro-944x531
Corrida Metalife
pexels-cottonbro-10466266
JR Futsal
Design sem nome

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site

Notícias relacionadas