O combate à dengue em São Bento do Sul está ganhando um forte aliado nos últimos dias, por conta da parceria entre as prefeituras são-bentense e de Itajaí, para a utilização do aplicativo Controle Dengue – Parceiros, já usado no município parceiro. A ideia é que os agentes de endemias utilizem tablets para registrar as visitas, agilizando assim o armazenamento de dados e substituindo o uso de papel.
O aplicativo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), de Itajaí, torna o trabalho dos agentes mais dinâmico e preciso. “É algo que corremos atrás há cerca de um ano. Vai otimizar, acelerar o processo e ter a informação mais rápida”, explica Sandro de Jesus Plazido, chefe de Controle de Vetores e Entomologia em São Bento do Sul.
Conforme ele, os equipamentos já foram adquiridos e devem entrar em funcionamento nos próximos dias. “O serviço é definitivo, ele vem para substituir o papel. Acredito que dentro de uns 15 dias vamos estar com ele funcionando. Vamos implantar primeiro em um aparelho para ver como vai ser”, disse.
O uso do aplicativo, além de modernizar o trabalho dos agentes, visa diminuir o uso de papel. “Essa é a principal função, controlar a produção e ganhar tempo na questão do papel. Não será mais necessário lançar uma documentação na rua, passar para o sistema. É uma ferramenta para trabalhar na rua, que os agentes precisam, usando a tecnologia a nosso favor”, frisou.
Os agentes de combate às endemias passaram por treinamento da nova plataforma na última semana, realizando testes com o aplicativo. “Somos a primeira cidade a fazer essa parceria com Itajaí, eles têm o maior interesse que isso funcione. Eles cederam gratuitamente o aplicativo, não tem custo nenhum para nós. É um benefício que trouxemos para a cidade”, ressalta Plazido.
Agilidade na coleta
Com o aplicativo, os profissionais da vigilância poderão cadastrar imóveis e ocorrências com maior agilidade, ganhando tempo na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Além disso, o município terá acesso ao arquivo para envio ao sistema estadual automaticamente, o que também possibilita o acesso aos dados e relatórios para tomadas de decisão.
O Sistema Controle de Dengue foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e é utilizado pelo Município de Itajaí desde 2020. A iniciativa já se destacou em nível estadual e nacional, além de obter reconhecimento em várias premiações, como 1º Lugar em Boas Práticas em Gestão Pública, Categoria Saúde, organizado pela UDESC/ESAG, e Destaque Nacional da 18ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, organizado pelo CONASEMS, na categoria Poder Público.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕