Há três anos, Carine Leandro rompeu barreiras físicas e sociais e mergulhou no universo do levantamento de peso. Ela encontrou no powerlifting uma jornada de autoconhecimento e superação e hoje, detentora dos títulos de bicampeã estadual e campeã brasileira, sua história é um testemunho do poder transformador do esporte e da resiliência feminina.
A são-bentense começou a frequentar a Academia Teles Fitness com a intenção de praticar apenas musculação. Até que em certo momento decidiu se aventurar num campeonato interno de supino. A partir desta competição, Carine foi apresentada ao powerlifting, prática que une três movimentos: agachamento, supino e terra.
Bastou um pouco de treino para ela se apaixonar pelo esporte. Com isso, também vieram as primeiras medalhas e o recorde brasileiro em sua categoria, até 75 quilos. “Comecei com cargas baixas e com uma técnica não tão boa, e ver tudo o que conquistei é muito gratificante”, afirma.
A rotina de treinos é puxada. De segunda a sexta-feira, Carine está na “caverna”, espaço apelidado por Francisco Teles que fica no interior da academia e é utilizado especialmente pelos atletas de powerlifting. Já os exercícios são cuidadosamente intercalados para garantir um equilíbrio e maximizar o seu progresso. Tudo isso, claro, aliado a uma boa estratégia alimentar e um descanso adequado.
Apesar dos inúmeros troféus e medalhas conquistadas, a atleta ainda alimenta mais um sonho: conquistar o campeonato mundial que acontecerá no próximo ano em Balneário Camboriú. “Tenho que subir muitos degraus para chegar lá, mas quero muito um título internacional”, diz, ciente dos desafios que enfrentará e da importância de cada etapa para o seu crescimento.
Inspiração
Mesmo com uma bagagem relativamente curta e ainda em desenvolvimento, porém repleta de títulos alcançados, Carine espera que a sua trajetória inspire outras mulheres a quebrar barreiras e a ingressar no powerlifting, esporte que ela tem tanta admiração.
Ela explica que o treino de força requer muita dedicação, auxilia na hipertrofia e contribui significativa para alcançar o físico tão desejado. Além disso, desmitifica a crença comum de que esse esporte leva inevitavelmente ao desenvolvimento de um corpo com características masculinas.
Orgulho
Para Teles, responsável por apresentar e difundir a modalidade em São Bento do Sul há mais de 20 anos, é um orgulho ver a crescente participação feminina no esporte, principalmente diante do machismo que ainda existe em relação ao levantamento de peso. Na sua equipe formada por 30 atletas, cinco são mulheres e todas tem se destacado pela força física e pela dedicação e determinação aos treinos.
O treinador, aliás, também é atleta – e de alto nível, com muitos títulos estaduais, nacionais e mundiais na bagagem. Em 2023, por exemplo, Teles esteve na Hungria, onde conquistou o troféu de campeão mundial de supino master 4, aos 58 anos. Essa vitória agora soma-se as demais e, segundo ele, era a peça que faltava na prateleira onde exibe seus êxitos profissionais.
Conheça a modalidade
O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais este esporte é composto (agachamento, supino e terra). Todas as competições oficiais adotam o sistema de rounds. Os atletas da mesma categoria de peso são organizados em grupos e todos os eles dispõem de três tentativas de levantamento em cada movimento.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕