Sábado, 19 de abril de 2025

Santa Catarina avança para tornar público aeroporto de Rio Negrinho

Proposta foi apresentada e o aeródromo do município está na lista do governo

• Atualizado 15 dias atrás.

A Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias apresentou ofício direcionado ao Ministério de Portos e Aeroportos e também para a Secretaria Nacional de Aviação Civil, no qual apresenta o pleito do Estado para a implantação dos aeroportos públicos de Pinhalzinho e Rio Negrinho. No caso rio-negrinhense, o município – junto com o Estado – trata da regularização do espaço em âmbito estadual e federal desde o segundo semestre de 2023 para incluí-lo no Plano Aeroviário de Santa Catarina.

“É o resultado dessa negociação começada no ano passado para regularizar o aeroporto de Rio Negrinho”, comentou o secretário de Estado de Articulação Internacional, Juliano Froehner. Ainda segundo ele, o passo formaliza o resultado da negociação entre o município, o estado e as demais partes interessadas. No ofício endereçado ao Governo Federal, o Estado cita o interesse do município em tornar público o aeródromo, hoje registrado na Agência Nacional de Aviação Civil como aeródromo privado.

“Através da Lei Municipal 1.770, de 06 de dezembro de 2005, foi autorizada e concretizada pelo município a aquisição do terreno pertencente ao Aeroclube de Rio Negrinho”, cita trecho do documento. O aeródromo possui pista de pouso e decolagem asfaltada, com dimensões de 1.198 metros de comprimento por 22 metros de largura. O documento ainda destaca que, para a realização de investimentos de melhoria e transferência da operação do aeródromo de privado para público junto à Agência Nacional de Aviação Civil, faz-se necessário a celebração de outorga para exploração de aeródromo público.

“O Governo do Estado de Santa Catarina, a pedido do município, visando destacar a importância do aeródromo para o desenvolvimento regional, efetuou a inclusão do aeródromo nos estudos do novo Plano Aeroviário do Estado de Santa Catarina”, aponta o ofício. “Solicitamos a análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil visando a celebração de outorga junto ao Estado de Santa Catarina para exploração do aeródromo público de Rio Negrinho”, cita ainda o documento.

Desenvolvimento
A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lisa Mara Cristoff Netipanyj, diz que o aeroporto se mostra como um grande ferramenta para uma estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento regional.

“Visando uma conexão rápida entre diferentes cidades, o aeroporto passa a assumir um papel muito importante para o desenvolvimento regional e local no atual momento de grande exigência de mobilização que inclui rapidez (tempo), segurança, conforto e informatização por parte da população e das empresas”, afirma.

“Os aeroportos tornaram-se um forte indutor do comércio, da saúde, da indústria, dos serviços, dos negócios de alto valor e por serem estratégicos para a atração de novas empresas”, opina ainda a secretária. O aeródromo já vem sendo usado para transporte aeromédico, por escolas de pilotos, pelo aeroclube e por empresários que fazem negócios na região.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas