Terça-feira, 22 de abril de 2025

São Bento confirma os primeiros casos locais de dengue

Até agora, já foram identificados 53 pacientes com a doença no município

• Atualizado 18 dias atrás.

O Centro de Vigilância em Saúde (CVS) de São Bento do Sul confirmou na terça-feira (02) os dois primeiros casos autóctones de dengue, ou seja, que foram contraídos dentro do município. Somados aos outros 51 casos de pessoas que adquiriram a doença fora da cidade, até o momento já são 53 infectados.

Para a diretora do CVS, Silvana Bianco Bauer, esse novo fato acende um alerta. “Foram dois casos que investigamos e identificamos que haviam sido transmitidos localmente, tendo o Aedes aegypti os contaminado aqui em São Bento do Sul. Isso significa que precisamos ficar mais alertas ainda com possíveis criadouros do mosquito”, afirma.

A partir de agora, o município pretende intensificar as ações de prevenção. No entanto, para alcançar resultados eficazes e evitar uma sobrecarga no sistema de saúde local, é essencial que a comunidade esteja igualmente engajada, mantendo-se vigilante e evitando deslocamentos para áreas com alta taxa de transmissão. Se a viagem for inevitável, recomenda-se o uso de repelentes e medidas de proteção adicionais.

Silvana reconhece que um surto da dengue, similar ao que está ocorrendo em Joinville e outras cidades catarinenses, pode ser menos provável devido ao clima menos quente e úmido. Porém, ela adverte que há um risco presente de contrair a doença. “Tudo depende de mim, de você, de todos nós. Se eu não cuidar da minha casa, da minha rua, vamos ter mais casos”, alerta.

Sintomas
Ao apresentar sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, o munícipe deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Não tente fazer o diagnóstico sozinho. A febre, que é o marco principal da dengue, pode até ser sinal de uma outra doença mais ou menos grave, e o médico vai ajudar você a tomar as medidas terapêuticas mais adequadas”, esclarece o médico infectologista do CVS, Luiz Felipe Moreira.

70 focos
Somente neste ano, os agentes de endemias identificaram 70 focos do Aedes aegypti em São Bento do Sul – número muito superior ao que foi registrado neste mesmo período em 2023. O trabalho é contínuo, envolvendo desde a verificação de denúncias e a fiscalização de Pontos Estratégicos e Armadilhas.

Leia a matéria completa no jornal impresso desta quarta-feira (03).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2024-04-09 at 15.53
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
notas de falecimento (5)
Acontece SC 1
Dom João 2

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas