Dando seguimento a campanha de combate ao estelionato feita em parceria entre A Gazeta e Polícia Civil, neste sábado (09) falaremos de um crime muito comum aplicado pelos stories do Instagram, que tem feito diversas vítimas na cidade e região. Conforme o escrivão da Polícia Civil, Evaristo Abrahão, diversos casos chegaram ao conhecimento da delegacia sobre produtos sendo vendidos através dessa rede social. O problema é que a conta da pessoa que está vendendo os itens foi clonada ou sequestrada, fazendo com que as vítimas comprem por produtos que nunca receberão.
Evaristo frisa que esse tipo de golpe pela internet atinge principalmente os mais jovens. “A pessoa fala simplesmente que está indo para a Europa, está se mudando em uma semana, ou se separando e indo para uma casa menor e não tem como acomodar todos os pertences”, conta.
Desse modo, o golpista publica fotos de itens como vídeo games, geladeira, sofá, cama e etc. “Uma oportunidade para quem quiser, está vendendo geladeira, armário, a casa inteira. Os amigos, para ajudar e aproveitar a ocasião para satisfazer uma necessidade, pois está precisando de um sofá ou uma cama, vai comprar uma geladeira que está por R$ 600, mais barata que na loja, e vai estar ajudando um amigo”, comentou Evaristo.
Instagram hackeado
Porém, na realidade estas contas que estão vendendo os produtos foram hackeadas ou clonadas por alguém que está se passando por um amigo ou conhecido seu. “Isso acontece com muita gente jovem. Não pensem que o estelionato acontece só com os mais idosos, tem esses casos que são bem comuns e aparecem com frequência na delegacia”, disse.
“Procure conversar com esse amigo no WhatsApp, se é verdade que ele está indo para a Europa, se separando, mudando pra uma casa menor, para não cair nesse tipo de golpe”, completou o escrivão.
Assista
O sétimo vídeo da parceria entre Polícia Civil e A Gazeta será disponibilizado neste sábado (09), às 17 horas, nas páginas do Instagram e do Facebook de A Gazeta. Os outros vídeos já lançados seguem disponíveis nas plataformas para quem ainda não assistiu.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕