Parte considerável da população procura a Celesc quando constata algum problema que tem relação com a iluminação pública. Mas, conforme o gerente regional da empresa, Carlos Alberto Becker Júnior, a responsabilidade pela manutenção e ampliação do sistema em nível municipal é da própria Prefeitura, que, para isso, cobra valores via Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip).
A Cosip é um tributo municipal, com arrecadação mensal através da conta de energia elétrica, cuja cobrança ocorre com o estabelecimento de convênio com a própria Celesc. Após o pagamento da fatura, a Celesc repassa os valores pagos de Cosip à Prefeitura, para manutenção e ampliação da iluminação pública.
Carlos ressalta que uma pergunta bastante comum que chega à Celesc é: “Afinal, a quem devo recorrer se alguns postes da minha rua simplesmente pararem de funcionar?”. De acordo com ele, normalmente as Prefeituras contratam – via licitação – uma empresa para fazer as manutenções necessárias. Dessa forma, quando alguém precisa de um serviço, o caso deve ser comunicado à Cosip, e não à Celesc.
Agendamento
O setor de Iluminação Pública está vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, sendo responsável pelo agendamento e pela distribuição de serviços relacionados à iluminação pública para a empresa terceirizada. O setor atua com o reparo de lâmpadas queimadas em postes, praças, parques, etc.
Contatos da Cosip
São Bento do Sul: 3635-1502 ou 98496-0951
Rio Negrinho: 3646-3652
Campo Alegre: 3635-5091 ou 99278-7775
Leia a matéria completa no jornal impresso desta segunda-feira (26).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕