Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Jovem de 13 anos transforma sua paixão por ônibus em miniaturas

Wesley constrói modelos com papel e a imaginação

• Atualizado 21 dias atrás.

O são-bentense Wesley Gabriel Gonçalves, de 13 anos, tem um hobby e uma paixão incomuns. Com papel, lápis e muita criatividade, ele reproduz modelos de ônibus do transporte público municipal. E suas artes vão além da estética, já que todos possuem rodas interativas e alguns até mesmo o painel com itinerário da rota. Tem até um biarticulado, baseado nos veículos curitibanos.

A paixão pelos ônibus começou quando Wesley tinha apenas seis anos. “Eu morava na casa da minha vó e sempre passava ônibus lá. No começo eu não dava muita bola, aí depois de um ano percebi que passavam direto e vinham ônibus diferentes. Comecei a marcar o horário que passavam e descobri que era de hora em hora”, conta.

Percebendo os vários tipos de ônibus que passavam, Wesley foi pegando gosto pelo veículo e começou a desenhá-los. “Em 2019 veio a pandemia e os ônibus na Rua Vigando Diener não passavam mais. Não dei mais bola, aí em 2021 fui pra Joinville e fiquei dois anos lá. Tinha um filme que eu gostava muito, que faziam uns robôs, e aprendi a fazer robôs de papel”, conta.

No ano passado ele retornou para São Bento do Sul, onde mora com a família no bairro 25 de Julho. “Aqui passa ônibus na frente de casa, bem perto, aí pensei: por que não faço os ônibus, que sempre queria fazer? Aí como sabia fazer os robôs, montei os ônibus”, disse.

As imagens dos modelos são tiradas do próprio Google e Wesley adapta suas miniaturas com o padrão da Coletivos Rainha. “Vou no Google e escrevo o nome e aparece o desenho da frontal, traseira e laterais. Desenho eles com os detalhes da Coletivos Rainha e monto eles”, frisa.

Os modelos possuem rodas que se movimentam, itinerário interativo e até mesmo portas que se abrem e fecham. “As rodas faço de papel mesmo, enrolo bem e depois colo outra folha em cima”, completou, citando que leva cerca de dois dias para terminar um modelo.

Sonho profissional
Filho de Anderson Gonçalves e Aryane Vieira Batista, Wesley sempre foi criativo. “Como fui pra Curitiba e nunca tinha visto ônibus daquele tamanho, pensei em fazer um. Mas fiz como se fosse aqui de São Bento. Peguei a foto do articulado, desenhei e fui montando”, contou, mostrando um modelo biarticulado.

Perguntado sobre o futuro, Wesley disse que pretende seguir nesta área de atuação. “Penso em montar minha própria frota de ônibus ou ser motorista de ônibus. Talvez até designer, para criar os ônibus”, citou, dizendo querer conhecer o pátio da Coletivos Rainha e onde são armazenados os veículos antigos.

Wesley posta sobre seus projetos nas páginas @wesleyrobots02 e @miniaturasdeonibus2024 no Instagram. Siga para acompanhar seus trabalhos.

Confira a reportagem em vídeo:


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

MIX - Câmbio Verde - DIVULGAÇÃO
WhatsApp Image 2025-04-24 at 09.57
CINEMA
Acontece SC 1
rio negrinho (2)

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
Dom João 2
Morte moto site

Notícias relacionadas