O primeiro dia de aula pode ser um grande desafio tanto para os pais como para os pequenos. A confiança de deixar seu filho com os profissionais da Educação, inserindo-o no convívio com outras crianças e até mesmo a adaptação na nova fase, podem deixar os pais um pouco preocupados. Mas isso é só no começo! Neste ano, mais de 380 novos alunos ingressaram na rede de ensino para frequentar os CEIMs do município.
Nesta semana, a volta à rotina escolar mobilizou pais e alunos nos centros educacionais de São Bento do Sul. Cátia Weiss dos Santos, mãe do Noah, foi uma delas. O filho tem três anos e ingressou nesta semana na rede de ensino. “O primeiro dia foi bem tranquilo. É a primeira vez que ele vem para a creche, nunca tinha ido. Chegou bem tranquilo, foi tudo novidade. No segundo dia foi complicado! Foi gritaria para se arrumar, para sair de casa, se agarrou na janela, na porta, no carro, foi pedindo socorro para a vizinha. Ele veio brincar no parquinho, eu saí trabalhar e elas conseguiram levar ele para dentro”, contou a mãe.
Na sexta-feira (16) foi o terceiro dia de aula de Noah no CEIM Amor Perfeito e, aos poucos, a adaptação vai fazendo efeito. “Hoje (sexta) ele já chorou um pouco menos. Chorou antes de sair de casa, no carro ficou quietinho e aqui quis ficar sentado na escada, não quis entrar. Mas está bem melhor que ontem (quinta)”, disse. “O coração fica apertado, a gente vê ele chorando e tá acostumado que ele venha. É complicado os primeiros dias, tem que ser forte”, completou Cátia.
Metodologia do acolhimento
A diretora Eliane Aparecida de Farias Tschoeke frisa que o primeiro passo é o acolhimento da criança e dos pais. “Os pais estão trazendo o bem mais preciso que tem em casa. A gente tem muito a questão da empatia, se colocar no lugar dos pais. Como eu gostaria de ser recebida no ambiente que estou deixando meu filho? A primeira impressão é a que fica, o cuidado no tratamento com os pais e crianças é o que vão levar do nosso trabalho”, ressalta.
Como direção, o trabalho vai além da burocracia habitual. “Nesse período de adaptação a gente não foca tanto no trabalho burocrático, a gente está mais auxiliando em sala, nas rotinas. São mais crianças com os professores, estão na adaptação, estão chorando e precisam desse aconchego, desse carinho para se sentirem bem. Dentro dessa boa adaptação vamos ter trabalho para o ano todo”, concluiu Eliane.
Unidades preparadas
Neste início de ano letivo, conforme Daiane Gonsalves Batista, chefe de divisão dos CEIMs, 388 crianças ingressaram nas unidades do município e esse número ainda deve aumentar. “As matrículas estão sendo realizadas pelo departamento de ensino, mais especificamente no setor de cadastros, onde as meninas estão fazendo as chamadas desde dezembro. As matrículas vão acontecendo ao longo do ano e esses números vão aumentando conforme a procura. Muitas crianças que vão frequentar nossos CEIMs estão nascendo hoje, nascendo nos próximos dias”, frisa.
“A família pode fazer uma adaptação aos poucos, sempre em acordo com a direção escolar e possibilidades da família, conversando com professores, deixando algumas horas e vindo buscar. Gradativamente, ir aumentando esse tempo, principalmente nos primeiros 15 dias, até que a criança entenda que é um local seguro, que ela vai ficar bem. Sempre deixar claro para seu filho que vai voltar buscar ele, para que ele entenda que é um local seguro e que a família vai sempre voltar”, concluiu.
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