Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Cuidado com o golpe da casa na praia alugada

Vítimas alugam imóvel com golpista e quando chegam no local o dono da casa não sabe de nada

• Atualizado 18 dias atrás.

A temporada de verão ainda não passou e muitas famílias preferem viajar para o litoral agora, passado o agito da virada de ano. Porém, é preciso sempre estar alerta a um golpe bem comum: o da falsa casa para locação.

Este crime, que tem feito diversas vítimas na região, consiste em alugar uma casa através de um classificado ou aplicativo, pagando um certo valor para garantir a estadia. Ao chegar no local, a pessoa encontra o proprietário, que nada sabe sobre o aluguel.

O escrivão da Polícia Civil de São Bento do Sul, Evaristo Abrahão, comenta que este tipo de golpe envolve casas de praia ou de campo.

“Vocês encontram nos classificados, normalmente uma casa bonita, muitas vezes para temporada, para ir com a família toda. Vão pagar um preço bom, R$ 3 mil para passar uma semana inteira. Aí você começa a conversar com quem está anunciando, no caso o próprio golpista”, explica.

O problema é que o anunciante utiliza imagens de outros imóveis para aplicar o golpe. “O golpista copiou o anúncio de uma imobiliária, de outro classificados, do Airbnb. Fala que a casa tem três quartos, piscina, é de frente para a praia. Aí pede um calção de R$ 1.500 e o restante do valor quando tiver usado a casa”, citou.

A vítima, para conferir se realmente a casa existe, pede para um amigo ou conhecido passar na rua. “Você vai no Google Earth, vê que a casa está ali, de frente para a praia. O problema é que a casa não foi alugada pelo morador, pelo proprietário. Você chega na praia e diz que alugou com o Evaristo e não tem nenhum Evaristo ali”, exemplificou o escrivão.

“Você chega com a família toda e vai se abrigar onde? Procure sempre conversar com quem já alugou tal casa, com a própria imobiliária, certifique-se que você está negociando realmente com alguém legítimo, não com um golpista”, completou.

Dicas para evitar o golpe:
– Desconfie de ofertas que chegam por WhatsApp ou são compartilhadas em redes sociais, principalmente pelo Facebook.
– Tente descobrir se alguém já alugou o local antes e como foi a experiência.
– Antes de acertar o aluguel, procure ir até o local e falar diretamente com o proprietário.
– Se o suposto proprietário desconversar quando você der a ideia de ir pessoalmente ao local antes de fazer o acordo, pode ser sinal de que algo está errado.
– Fique atento aos indícios de golpe: geralmente, correspondem a imóveis em praias mais distantes. Além disso, o valor desses imóveis costuma ser muito mais baixo do que a média do mercado.
– Peça para ver fotos de dentro do imóvel. Lembre-se de que, para o golpista, é muito fácil tirar fotos externas e publicar um anúncio como se a casa fosse sua.

Assista
O quarto vídeo da parceria entre Polícia Civil e A Gazeta será disponibilizado neste sábado (10), às 17 horas, nas páginas do Instagram e do Facebook de A Gazeta. Os outros três vídeos já lançados estão disponíveis nas plataformas para quem ainda não assistiu.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas