O município gaúcho, Arroio do Sal, com 11,1 mil habitantes, destaca-se por abrigar 7.800 domicílios a mais do que residentes, especialmente durante o verão. O Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE, revela que este fenômeno é observado em outras 17 cidades do país.
Coordenadas geográficas do Censo apontam a presença massiva de residências em comparação com a população efetiva. Municípios turísticos como Ilha Comprida (SP), Matinhos (PR), Ilha de Itamaracá (PE), Mangaratiba (RJ), e Saubara (BA) são um desses casos.
No Rio Grande do Sul, 7 das 18 cidades com essa dinâmica localizam-se no litoral norte, com Arroio do Sal liderando com uma média de 1,7 residência por pessoa. Outras cidades gaúchas, como Xangri-Lá, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, também figuram na lista.
Jaguaruna (SC), Pontal do Paraná (PR), Imbé (RS), Ilha Comprida (SP) e Saubara (BA) completam os dez municípios com maior número de domicílios por habitante, aproximadamente 1,2 residência por pessoa.
Além disso, destinos turísticos como Mangaratiba (RJ) e Matinhos (PR) se destacam por atrações e investimentos. Mangaratiba, com 41.220 habitantes, abriga condomínios luxuosos, enquanto Matinhos investe em alargamento para impulsionar o turismo e enfrentar desafios de erosão costeira.
As informações foram tiradas do portal Folha de São Paulo.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕