Fechado para visitação desde o final de 2022, o Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff deve reabrir as portas ainda neste primeiro semestre. Pelo menos esse é o desejo da Prefeitura, que já planeja uma série de ações para fazer com que a comunidade se reconecte com sua herança e patrimônio histórico e tenha cada vez mais acesso a mostras culturais.
A diretora presidente da Fundação Cultural, Bárbara Simone da Silva, conta que, embora a reforma ainda não esteja finalizada, foram feitas várias intervenções no último ano. O telhado, por exemplo, passou por uma completa revitalização, assim como as esquadrias e o assoalho.
Porém, quando os problemas relacionados a goteiras começaram a ser vistos, foram encontradas várias vigas de madeiras comprometidas e isso atrasou a obra.
“Teve que ser feito um trabalho bem minucioso de troca”, explica, lembrando também as dificuldades relacionadas a aditivos de contrato e pelo fato de ser um imóvel tombado e, neste caso, deve seguir regulamentações rigorosas para preservar suas características arquitetônicas.
Na próxima semana, o departamento pretende finalizar todos os descritivos que envolvem a pintura interna e externa, só assim será possível lançar a licitação. Se o tempo colaborar, essa etapa não deve se prolongar, pois a intenção é reinaugurar o espaço até maio, justamente quando se comemora a Semana Nacional do Museu. “Seria um prestígio muito grande reabrir com tantas novidades”, comenta.
Segundo a diretora, o atendimento no Museu será diferenciado após a reforma. O local ficará sob responsabilidade de uma museóloga e há um plano museológico que deve ser colocado em andamento, que irá trazer um planejamento estruturado e coerente de todo funcionamento do local, dos seus programas, projetos e ações, além de exposições de artes programadas.
Investimento
As obras no Museu tiveram um investimento inicial de R$ 219,7 mil, recursos oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados. No entanto, como se trata de um imóvel muito antigo, diversos contratempos foram identificados, resultando na necessidade de contrapartidas adicionais por parte da Prefeitura.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕