O único critério é expressar toda a imaginação num papel. Assim será as Oficinas Criativas de Desenho, que está de volta, agora no antigo Arquivo Histórico, ao lado do Museu Municipal Felippe Maria Wolff. As aulas serão ministradas pela designer Micheline Vanessa Brand Jurgensen, todas as segundas-feiras, voltada especialmente para crianças de 6 a 15 anos.
E quem pensa que precisa ter alguma experiência, a ideia é mostrar justamente que todos são capazes de desenhar. “Todo mundo sabe, a gente que vai sendo formatado na medida que vai crescendo. As crianças são super corajosas, quanto menores, se der um tema elas vão riscando e pronto. Essa oficina livre é justamente para encorajar e para estimular o que todo mundo tem”, menciona.
De uma maneira lúdica, a proposta será ajudar a promover ainda mais a criatividade dos menores, desde desenhos, pinturas com aquarela e colagens. “É tudo manual, nenhuma moeda a gente pega para fazer a bolinha, porque a ideia é trabalhar isso ou aceitar que o sol não precisa ser tão redondinho, ou melhorar o traçado, que é uma consequência de quem treina”, detalha.
Com vagas limitadas, a oficina inicia na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, com três horários, das 10 às 11 horas; 13h30 às 14h30; e das 17h45 às 18h45, sendo cobrada uma taxa mensal de R$ 125. A principio, as aulas serão destinadas para crianças, mas se adultos estiveram interessados, Micheline não descarta a hipótese de abrir mais turmas.
Talento profissional
Formada em design de produto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Micheline já conseguiu formar diversos talentos artísticos em São Bento do Sul. Mas sua trajetória em ensinar outras pessoas, surgiu por acaso, após sugestão de uma amiga.
“Ela era mãe de alunos que estudavam com meus filhos, percebendo que meus filhos desenhavam com facilidade, ela me disse: ‘Miche, por que você não faz uma turminha, acho que teria interessados’ “, lembra.
Dito e feito. Para conseguir atrair os alunos, Micheline colocou bilhetes na bolsa dos seus filhos, Gabriel e Catarina, convidando os colegas a participarem. “Vieram 15 crianças”, recorda.
A ideia seria oferecer as aulas na sala de casa, mas como a turma era grande, em parceria com a Fundação Cultural, passou a ensinar a oficina no local. Durante a pandemia, as aulas foram suspensas, onde a desenhista dedicou-se com sua produção de colares artesanais.
“Nesse período coloquei maior foco num trabalho que era um hobby e passou a ser um negócio, que são as confecções das minha peças de bijuterias”, fala.
Em 2022, retornou com a oficina na fundação até ano passado, quando o local passou pela reforma. Agora, o curso será em novo lugar, na antiga casa que sediava o Arquivo Histórico. Interessados em participar, as inscrições podem ser realizadas através do (47) 99994-3657.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕