Projeto Pernas Solidárias promove primeiro treino em janeiro

Treino, organizado pelos voluntários do projeto, será na Promosul

• Atualizado 3 meses atrás.

No dia 21 de janeiro será realizado o primeiro treino do projeto Pernas Solidárias, desenvolvido há alguns anos em São Bento do Sul. A ação será na Promosul, a partir das 7h30, e toda a comunidade está convidada a participar.

A voluntária Priscila Coelho conta que a intenção é reunir pessoas com deficiência e seus familiares, além de atletas profissionais e amadores e que desejam ser condutores das bicicletas adaptadas. “Também vamos mostrar e ensinar a montagem dos triciclos, falar sobre segurança e as formas de conduzir”, cita.

A intenção é promover mais treinos como esse ao longo de 2024, mas tudo depende de como será o calendário de corridas na região. “Sabemos que terão pelo menos seis corridas em São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre, porém ainda não temos as datas”, comenta.

O projeto Pernas Solidárias foi implantado em São Bento do Sul em 2017, no entanto, por questões pessoais, quem estava a frente da iniciativa precisou dar uma pausa nos trabalhos em 2021.

Nesse ínterim, um programa similar realizado em Rio Negro e Mafra abraçou a região, começou a trazer os triciclos para as corridas e chamar os paratletas locais para participar. Foi assim que Priscila e outros colegas ficaram sabendo da existência do projeto e decidiram se unir para ativá-lo novamente.

As atividades foram retomadas oficialmente em 2 de dezembro de 2023 com a participação na Maratoninha e na 5ª Corrida Noturna de Rio Negrinho. Logo depois, os são-bentenses levaram o projeto para mais dois eventos: a 1ª Corrida Amigos da Saúde do Hospital Sagrada Família e a Corrida dos Anjos em Itajaí.

O objetivo do Pernas Solidárias, segundo Priscila, é promover a inclusão e o esporte é visto como uma das principais ferramentas para isso. Ela também lembra que a ideia não é abraçar apenas cadeirantes. “Temos pessoas com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, deficiência visual, síndromes raras. É para qualquer pessoa, independente qual seja a deficiência”, ressalta.

Apoio
Atualmente, o Pernas Solidárias possui sete triciclos adaptados, mas a intenção é conseguir mais três. “Até porque os nossos modelos são um pouco antigos e precisamos atualiza-los para atender melhor os atletas”, explica. Quem quiser contribuir de alguma forma com essa meta, pode entrar em contato com Priscila pelo telefone 99957-4624.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Panela preta com batata gratinada polvilhada com folhas de coentro
Melissa Kellner
Festival de Inverno - Christian Hacke (9)
Menina com o cabelo preso em trança, usando regata azul, e short jeans e óculos andando a cavalo com ajuda de adulto
Ilustração do signo de Áries, em fundo roxo, com símbolo formado por linhas curvas que lembram chifres voltados para fora

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56

Notícias relacionadas