A Secretaria de Educação de São Bento do Sul continua recebendo diariamente novas matrículas para os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs). Os pais que ainda não fizeram a matrícula dos seus filhos, devem procurar a secretaria munidos dos documentos necessários. Estima-se que mais de 400 crianças ingressem nas primeiras fases do ensino a partir do próximo ano.
Conforme o secretário Josias Terres, a procura pelas matrículas cresceu bastante de novembro para cá. “Em novembro estava quase encerrando o cliclo do maternal II, aqueles que vão pra pré-escola. Essa quantidade de vagas aparece para nós em janeiro, não agora, porque eles ainda estão dentro de sala. Todas essas vagas que sobram, vamos ter mais vagas do que procura em fevereiro”, frisou.
Tatiane Schroeder Alves, diretora de ensino da secretaria, cita que o final deste ano é de organização e planejamento. “No dia primeiro de dezembro teve o pré-conselho de classe. Agora fazemos aquele gás final para o aluno que porventura não tenha superado suas barreiras de aprendizagem, não alcançando a média, ainda tem algumas semanas pra que a gente potencialize esse desenvolvimento”, disse.
Nos dias 18 e 19 estão marcados os conselhos de classe, com o dia 20 para trabalhos internos nas unidades e o resultado final no dia 21. “O ensino fundamental caminha com alunos até dia 15. A pré-escola da mesma fora, já os CEIM tem aula com as crianças normal até dia 19. O plantão do CEIM começa dia 11 de janeiro”, falou Tatiane.
Atualmente, cerca de 10,9 mil alunos estão registrado em toda a rede de ensino, que possui 47 unidades escolares. “Colocamos dentro da rede esse ano mais de 800 alunos. Saem 709 alunos e entram 408 no próximo ano”, disse Josias. “Destas 47 unidades, 22 também atendem a pré-escola e 18 só CEIM”, completou Tatiane.
Atualização dos dados
Para os pais que estavam na lista de espera, segundo a diretora de ensino, foi necessária uma atualização dos dados.
“Os pais que estavam na lista de espera, chamamos todos eles para refazer o cadastro. Destes, temos 358 que vieram atualizar os dados. Quer dizer que vamos conseguir atender todos eles para o ano letivo. Claro que às vezes o pai quer uma vaga mais próxima, mas não tem. São as vagas que temos no sistema”, explicou.
Para novas vagas de CEIM, é necessário que os pais procurem a Secretaria de Educação. “Para pré-escola é direto na escola. Quem não fez o cadastro pra pré-escola integral, só vai conseguir de novo a partir do dia 30 de janeiro, quando abre novo cadastro. A pré-escola é obrigatória! O pai precisa matricular no pré 1. A família tem que entender que a criança que completa 4 anos até 31 de março de 2024 tem que estar na pré-escola”, frisou Tatiane.
“Às vezes o pai não leva pra creche porque é pequeno, tem a vó. A criança faz 4 anos e acha que não precisa ir, mas é obrigatório por lei. Sempre ficamos fazendo essa busca”, concluiu Josias.
Documentos necessários
– Cópia certidão de nascimento e CPF
– Cópia comprovante de renda familiar
– Declaração da empresa especificando horário de trabalho dos pais
– Declaração de trabalho (para diaristas e demais autônomos)
– Comprovante de residência
– Cópia do recibo ou contrato de aluguel
– Cópia RG e CPF dos pais
– Declaração de Regularidade Vacinal
– Laudo de diagnóstico atualizado
– Atestado médico das restrições da criança
– Cópia do cartão SUS da criança
– Cópia do benefício do Bolsa Família
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕