Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Dezembro Vermelho: São Bento registra 19 novos casos de Aids até novembro

Orientações sobre os riscos da doença e outras ações são fortalecidas pela Secretaria de Saúde

• Atualizado 18 dias atrás.

Um mês dedicado à conscientização e união de todos no combate à Aids, doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Intitulada como “Dezembro Vermelho”, a campanha tem como objetivo ampliar o entendimento sobre o vírus, reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, além do apoio às pessoas em tratamento contra o HIV.

Em São Bento, este trabalho é intensificado neste mês, porém, de acordo com a coordenadora do setor de combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Elaine do Prado, durante todo o ano são oferecidos os atendimentos para à população, no combate ao vírus.

“Em todas as unidades de saúde, temos enfermeiros capacitados para a realização do teste rápido. É confiável e sigiloso e cada vez que alguém tem a confirmação positiva do diagnóstico no posto de saúde, já é encaminhado direto para à Vigilância, onde damos sequência para o tratamento”, comenta.

Neste ano, até o fim de novembro, foram registrados 19 casos no município, totalizando 239 pacientes acompanhados pelos profissionais de saúde.

“O paciente cadastrado vem para as consultas e quando ele é diagnosticado, tem uma série de cuidados intensos nos três primeiros meses. Quando ele já está com carga viral não-detectável e faz o tratamento adequadamente, ele vem a cada seis meses para fazer os exames de rotina”, concluiu Elaine.

O médico infectologista, Luiz Felipe Moreira, destaca que o tratamento também é uma forma de prevenção. “Quando você trata o paciente, depois de seis meses com o vírus completamente controlado ele não tem transmissão. Além disso, uma maneira que também vem sendo eficaz é a chamada Profilaxia Pré-Exposição (Prep) que é a tomada de comprimidos antes de uma relação sexual, fazendo com que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Também é importante ressaltar que uma vez que a pessoa segue o tratamento de forma adequada, a expectativa de vida é muito boa, se aproximando bastante da população em geral”, afirma.

Diagnóstico
A Aids/HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Sua transmissão é feita principalmente por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. Além disso, a transmissão pode acontecer da mãe para a criança durante a gestação, no parto ou na amamentação.

Por isso, fazer o teste é importante, pois o cidadão pode descobrir ainda com o sistema imunológico preservado e haverá menos chances de ocorrer casos secundários. Cabe salientar, que durante o teste, outras doenças também podem ser diagnosticadas além do HIV, como Sífilis e Hepatite B e C.

Todas as unidades de saúde do município podem ser procuradas para fazer o exame, sem agendamento. Além disso, em alusão a campanha “Dezembro Vermelho”, o Centro de Vigilância à Saúde estará aberto todas as quintas-feiras do mês, das 17 às 21 horas para atingir o público que não consegue ir fazer o teste durante o dia.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mega Sena site
Morte moto site
35cfa28e-18fa-423c-adae-e636d6a2fd06
Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas