Com atuação voltada à integração e à busca de desenvolvimento do setor moveleiro, a Associação Regional da Empresa Moveleira (Arpem) comemorou na noite de sexta-feira (01) seus 40 anos de fundação. Durante quatro décadas de existência, 87 empresas já integraram a entidade. Atualmente, as 21 indústrias associadas congregam 2.550 trabalhadores em São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.
A cerimônia de comemoração contou com a participação de empresários associados, autoridades municipais, representantes de instituições empresariais e convidados. O prefeito Antonio Tomazini destacou, em seu pronunciamento, a resiliência das empresas para vencer os desafios econômicos do Brasil e a importância do setor moveleiro para o desenvolvimento do município.
O ponto alto foi a homenagem aos 22 empresários que foram presidentes da Arpem em seus 40 anos. O primeiro deles, Armelindo Bonatti, lembrou do início da história da entidade, criada em 27 de outubro de 1983, e se mostrou realizado pela entidade permanecer atuando com os mesmos propósitos.
As realizações da Arpem, ao longo dos anos, tiveram impacto positivo na evolução das empresas moveleiras da região. Debates de temas atualizados, capacitações profissionais, missões empresariais nacionais e internacionais, representatividade política e ações para a gestão de benefícios e segurança são atividades recorrentes em sua história.
Ações importantes
Na área comercial, a entidade viabilizou a participação das empresas nas principais feiras nacionais de móveis, como Expomóvel em Curitiba, Fenavem em São Paulo e, mais tarde, Movelsul em Bento Gonçalves. Também oportunizou a visitação e exposição de produtos na feira High Point, nos Estados Unidos.
A Arpem contribuiu, ainda, com a formação da Promosul e da Sociesbs, além de atuar na administração da Móvel Brasil em parceria com o Sindusmobil.
Segundo Anor Evaldo Katzer, atual presidente da Arpem, muitos desafios e avanços foram registrados pelo setor moveleiro.
“Vivenciamos a conquista do mercado internacional, a busca permanente pelos clientes nacionais, a vinda de novas tecnologias e matérias-primas, a evolução nos processos de fabricação, o aperfeiçoamento do design dos produtos, o surgimento do e-commerce e as melhorias na segurança e no ambiente de trabalho. Também passamos por momentos difíceis e extremamente desafiadores, especialmente causados por políticas econômicas adversas. “, lembrou.
Com a experiência adquirida ao longo das décadas, a Arpem segue mantendo seu propósito de estimular a evolução e o desenvolvimento do setor moveleiro, com efeitos positivos para a economia da região. “Sempre evidenciando a troca de experiências e a integração entre os associados”, destacou o presidente.
Presidentes homenageados
– Armelindo Bonatti
– Ingoberto Keiser
– Paulo Przerdzmirski
– Aldo Ernesto Fendrich
– Décio Antônio Weiler
– Adimar João Muhlbauer
– Márcio Hilgenstieler
– Guido Gustavo Lutz
– Reinaldo Baechtold Filho
– Valmor Pscheidt
– Ivo Sandi Grossl
– Orli Ademir Katzer
– James Pfutzenreuter
– Márcio José Froehner
– José Jaime Gaudêncio
– Daniel Lutz
– Carlos Alberto Barbosa Mattos
– Laércio Backer
– Evandro Muhlbauer
– Adilson Afonso Becker
– Djoni Kurowsky
– Anor Evaldo Katzer
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕