A alta dos casos de Covid-19 tem esbarrado na baixa procura de vacinas. Conforme repassado pelas Secretarias de Saúde de São Bento, Rio Negrinho, Campo Alegre e Piên, a população não tem aderido a imunização, o que tem influenciado no aumento de infectados pelo vírus, principalmente nos últimos meses.
Em relação à dose de reforço, por exemplo, mesmo a vacina sendo disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde o número de imunizações é baixo. Em São Bento, das 68.509 pessoas que receberam a primeira dose, apenas 34.827 retornaram para tomar a dose de reforço.
Já em Rio Negrinho, das 33.515, somente 15.922 receberam o reforço. E em Campo Alegre, das 10.884 pessoas que tomaram a vacina pela primeira vez, pouco mais da metade recebeu o reforço, registrando 6.298 doses aplicadas. Em Piên, dos 11.852 munícipes que tomaram a primeira dose, menos da metade retornou às unidades de saúde para o reforço, tendo 5.671 imunizantes aplicados até o momento.
A enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Bento do Sul, Cristiane Sestren, destacou que o aumento do número de casos confirma a pouca procura pela vacina. “Tivemos um leve aumento em outubro onde foram registrados 71 casos positivos e em novembro o número foi maior, tendo 113 casos”, informou.
Outra preocupação é em relação à chegada do fim de ano, quando este número tende a aumentar por conta das festividades e o contato social entre as pessoas é maior, o que favorece um maior contágio do vírus.
“Nossa cobertura vacinal com a dose dupla foi muito baixa. Isso quer dizer que as pessoas que tomaram a vacina têm mais de um ano e conforme vai passando o tempo, a pessoa vai ficando menos protegida pela vacina. Uma outra coisa que vale pontuar é que as pessoas que não têm comorbidades, embora geralmente não evoluem com quadro mais grave, podem passar para as pessoas do seu convívio que têm quadros graves. Então, fique atento se tiver síndrome gripal, se isole, use máscara e evite ao máximo ter contato com outras pessoas”, ressalta o médico infectologista da Secretaria de Saúde, Luiz Felipe Moreira.
Onde encontrar
O imunizante pode ser encontrado na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, sendo necessário apenas apresentar um documento com foto, carteirinha do SUS e caderneta de vacinação.
Casos confirmados:
Cidade / Casos Confirmados / Óbitos
– São Bento / 17.195 / 228
– Rio Negrinho / 9.965 / 140
– Campo Alegre / 2.547 / 46
– Piên / 3.152 / 35
– Total / 32.859 / 449
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕