Sábado, 19 de abril de 2025

Dia nacional do doador: São Bento é referência na região na doação de sangue

Trabalho da Fundação Cidadania é fundamental para fomentar a doação

• Atualizado 16 dias atrás.

 

Hoje se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data que promove a generosidade e incentiva outras pessoas a terem o mesmo gesto. Esta ocasião especial destaca a importância da doação com o objetivo de salvar vidas. Embora São Bento não possua um centro de captação de doações, a Fundação Cidadania é a maior incentivadora deste propósito na cidade.

Desde 2005, a entidade atua em São Bento com projetos sociais e, em 2010, iniciou o programa “Doe Sangue, Doe Vida”. Este programa organiza o transporte e realiza as pré-triagens de voluntários são-bentenses para doarem sangue nas clínicas Hemosc de Joinville e Hemepar de Curitiba. “Todos os membros da diretoria são voluntários e a Prefeitura auxilia com o transporte. Afinal, quem mais se beneficia com nosso trabalho é a Secretaria de Saúde. Quando os pacientes de São Bento necessitam de tratamento que demanda sangue ou plaquetas, eles recorrem à Fundação Cidadania”, ressalta o presidente da entidade, Carlos Gertler.

Carlos compartilha que sua decisão de ser doador surgiu anos atrás, quando foi a Curitiba doar sangue para um funcionário da empresa onde trabalhava, sendo convidado posteriormente a fazer parte da Fundação. “Aconselho e faço aqui um apelo: quem nunca doou sangue ou plaquetas, experimente e veja o quanto é gratificante”, afirma.

Angela Maria Ribeiro, doadora desde 2017, expressa felicidade e gratidão por ajudar outras pessoas. “Incentivo os doadores a continuarem fazendo sua parte. Aqueles que ainda não doaram, não deixem para amanhã. Agendem sua doação e sintam o coração cheio de gratidão por ajudar quem mais precisa. Não dói, não se perde nada e só se tem a ganhar. O doador de hoje pode ser o destinatário de amanhã”, destaca.

Como doar

A Fundação Cidadania, com o apoio de mais de 800 pessoas este ano, tem contribuído significativamente para os bancos de sangue de hospitais e clínicas. Segundo Sueli Vidal dos Santos, voluntária da entidade, o processo de doação é simples e seguro, garantindo a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores. “São Bento é referência na região pela quantidade de doadores, incluindo muitos jovens. As viagens são programadas cerca de quatro vezes por mês ou conforme a demanda do Hemosc”, comenta.

Entre os critérios para doar, é necessário estar em boas condições de saúde e bem alimentado; ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação feita até os 60 anos; menores de idade precisam de autorização dos pais; pesar no mínimo 50kg e portar um documento oficial com foto. Informações adicionais sobre os requisitos para doação estão disponíveis no site hemosc.org.br. Interessados em ser doadores podem entrar em contato com a Fundação Cidadania pelo WhatsApp (47) 99933-7016.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas