4 reações físicas provocadas pelas emoções amorosas

Os mecanismos hormonais e neurológicos envolvidos demonstram que o amor também se manifesta fisicamente

• Atualizado 1 meses atrás.

Homem e mulher tomando um café sorrindo um para o outro e com bochechas vermelhas
O rubor facial é um efeito da paixão, resultado do fluxo sanguíneo aumentado e da vasodilatação (Imagem: Dragon Images | Shutterstock)

A paixão mexe com todos os sentidos. O cheiro da pessoa amada parece mais marcante, o som da voz causa arrepio e um simples toque pode disparar uma cadeia de reações físicas difíceis de controlar. Embora a ciência ainda não tenha uma explicação definitiva para todas as sensações da paixão, os mecanismos hormonais e neurológicos envolvidos demonstram que o amor também se manifesta fisicamente, e o corpo reage de forma intensa a esse turbilhão de emoções.

Abaixo, confira algumas reações físicas provocadas pelas emoções amorosas!

1. Borboletas no estômago

Conforme o Dr. Firmino Haag, cardiologista e coordenador da Cardiologia do Hospital Albert Sabin (HAS), as famosas reações como “as borboletas no estômago” são uma resposta real e complexa do organismo à liberação de hormônios como adrenalina, dopamina e noradrenalina.

“Quando nos apaixonamos, o sistema nervoso simpático é ativado, desencadeando reações físicas intensas. A adrenalina, por exemplo, pode reduzir o fluxo sanguíneo na região abdominal, provocando aquela sensação de frio ou aperto na barriga”, explica o especialista.

2. Aceleração dos batimentos cardíacos

Além das sensações no estômago, o corpo responde à paixão de outras formas. O aumento dos batimentos cardíacos ao ver ou se aproximar da pessoa amada também é um efeito direto da ação dos hormônios. “A presença da pessoa que nos atrai ativa a liberação de adrenalina, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e o fluxo sanguíneo. É como se o corpo estivesse em alerta para algo importante”, acrescenta o Dr. Firmino Haag.

Homem e mulher tomando um café sorrindo um para o outro e com bochechas vermelhas
O rubor facial é um efeito da paixão, resultado do fluxo sanguíneo aumentado e da vasodilatação (Imagem: Dragon Images | Shutterstock)

3. Rubor facial e aumento do fluxo sanguíneo

Outro sinal clássico da paixão é o rubor facial, a vermelhidão involuntária nas bochechas. Segundo o médico, isso ocorre porque o aumento súbito de fluxo sanguíneo é uma das reações do corpo à excitação emocional. “É uma reação fisiológica à liberação hormonal, que dilata os vasos sanguíneos e provoca a coloração avermelhada típica nas bochechas”, explica.

4. Pupilas dilatadas como reflexo da excitação

Até os olhos entregam o sentimento. A dilatação das pupilas, comum ao olhar para alguém que se gosta, também é provocada pela atuação da noradrenalina sobre os músculos oculares. “As pupilas se dilatam como parte da resposta do sistema nervoso simpático, revelando inconscientemente o nosso estado emocional”, afirma o cardiologista.

Por Renata Sbrissa


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de áries na cor marrom em um fundo bege-claro
Prefeitura São Bento do Sul
Piska
MIX - Limpeza de reservatórios - FOTO Elvis Lozeiko
Condor_inovação2

Mais lidas

MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
WhatsApp Image 2025-07-22 at 15.23
Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2025-07-25 at 20.09
Corte de palmeiras - Divulgação (1)

Notícias relacionadas