3 dicas para manter a saúde financeira do casal

Conversar sobre dinheiro ajuda a tornar o relacionamento mais equilibrado, transparente e preparado para o futuro.

• Atualizado 1 meses atrás.

imagem de notas de 100, 50 e 10 reais juntas e com moedas ao fundo
Crie um sistema equitativo em que ambos contribuam para as despesas (Imagem: gustavomellossa | Shutterstock)

Em um relacionamento, é fundamental que o casal converse abertamente sobre as finanças. Encarar o planejamento financeiro como uma responsabilidade compartilhada contribui não apenas para manter a saúde monetária da casa, mas também para fortalecer a parceria e evitar conflitos futuros.

Luciana Ikedo, planejadora financeira e autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, economizando e investindo”, destaca a importância de tomar decisões conjuntas sobre gastos conscientes, criação de uma reserva de emergência, conquista da independência financeira conjunta e investimentos inteligentes desde o início.

Segundo ela, embarcar na jornada do mundo dos investimentos pode se tornar uma experiência ainda mais emocionante quando compartilhada com o parceiro. “Aprofundar o conhecimento sobre produtos financeiros, acompanhar o crescimento do patrimônio compartilhado e sentir a satisfação de ver as economias do casal se multiplicarem de maneira consciente fortalece ainda mais a união”, explica.

Abaixo, Luciana Ikedo lista algumas dicas para lidar de uma melhor forma com o dinheiro no relacionamento. Confira!

1. Comunicação aberta e honesta

Estabeleça um espaço seguro para discutir questões financeiras. Compartilhe seus valores, metas e preocupações com seu parceiro. Trabalhem juntos para definir um plano financeiro que se adeque às necessidades e objetivos de ambos.

imagem de notas de 100, 50 e 10 reais juntas e com moedas ao fundo
Crie um sistema equitativo em que ambos contribuam para as despesas (Imagem: gustavomellossa | Shutterstock)

2. Divisão de responsabilidades

Defina claramente as responsabilidades financeiras de cada um. Crie um sistema equitativo em que ambos contribuam para as despesas e tomem decisões financeiras conjuntas. Isso promoverá transparência e evitará conflitos futuros.

3. Estabeleça metas financeiras compartilhadas

Identifiquem metas financeiras em comum, como economizar para uma viagem, comprar uma casa ou investir em educação. Traçar objetivos juntos aumenta a motivação e ajuda a manter o foco nas finanças. Lembre-se de celebrar os marcos alcançados ao longo do caminho.

Ao aplicar essas dicas, é possível construir uma base sólida para uma vida financeira conjunta saudável. “O amor e o dinheiro podem caminhar juntos, impulsionando seu relacionamento para um futuro próspero e feliz”, finaliza Luciana Ikedo.

Por Liane Mota


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries, com um par de linhas curvas ascendentes representando chifres de carneiro sobre um círculo estilizado e estrelas ao redor, em fundo roxo-escuro
Batida-entre-carro-e-caminhao-mata-dois-adultos-e-uma-crianca-na-BR-282-em-SC-944x531
WhatsApp-Image-2025-06-26-at-16.23
Prefeitura de Rio Negrinho
Cozinha multifuncional pequena e bem decorada, com armários brancos e marrons

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-13 at 18.26
montagem de fotos
Acidente das neves
carrata-desgovernada-invade-empresa-e-deixa-tres-feridos-em-vargeao-em-sc-5
acidente bairro 25 de julho (1)

Notícias relacionadas