Divulgação
Salomon assinou Moção de Apelo ao governo, e Redlich, Moção de Repúdio
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Vereadores de São Bento se posicionam contra corte de recursos da Udesc
Alexandre Carvalho - alexandre@gazetasbs.com.br | São Bento do Sul
08/05/2019 - 08:58
Os vereadores Marco Redlich, Edimar Salomon e Claudiomar Wotroba, todos do PP, apresentaram moções de apelo e de repúdio na sessão de segunda-feira (7), tendo como foco a proposta do governo do Estado que corta 10% dos recursos oriundos do duodécimo para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Em todo o Estado, o corte representa R$ 47 milhões a menos no orçamento anual da instituição.
Antes da sessão, os vereadores estiveram reunidos com diretores e professores do Campus da Udesc em São Bento, os quais estiveram pedindo apoio da Câmara. A ideia do movimento é sensibilizar deputados e membros do Executivo da gravidade da medida, que conforme a Udesc, pode resultar em corte de bolsas de estudos, paralisação da manutenção, reforma e construção de unidades, além de prejuízos em contrato com empresas terceirizadas de segurança, limpeza entre outros.
Na opinião de Redlich, é preciso discutir melhor a questão de orçamento para a educação. “Que essa manifestação chegue até ao governo do Estado, e que não haja esse corte. Quando aprovamos o Plano Plurianual retiramos recurso desta casa para que a Prefeitura pudesse ampliar os investimentos na educação, saúde e outros projetos importantes para a população”, comparou.
Edimar Salomon, autor de uma Moção de Apelo solicitando que o governo reveja a decisão, reiterou que em 2018 mais de R$ 20 milhões foram investidos em bolsas e programas de assistência estudantil. “A partir dos seus aproximadamente 180 grupos de pesquisa, em 2018, foram realizadas mais de mil pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, já a extensão desenvolve mais de 700 atividades gratuitas voltadas à comunidade catarinense, beneficiando mais de 600 mil pessoas", destacou.
Mais detalhes sobre a posição dos vereadores no jornal impresso desta quarta-feira (8).